Livro Prática de Perícia Contábil (6ª Edição/2017)

Este livro é fundamentado na vivência profissional do autor. Então novos exemplos de laudos e de cálculos foram inseridos….

Para efetuar a compra do livro entre em contato pelo e-mail fontanea75@rdzpericias.com.br.

Apresentação do Livro

A 6ª edição da obra PRÁTICA DE PERÍCIA CONTÁBIL impõe-se em face às renovações introduzidas não somente nas Normas Brasileiras de Contabilidade que cuidam da especialidade “perícia contábil”, mas, principalmente, em face à Lei n 13.105, de 16 de março de 2015 que entrou em vigor no dia 17 de março de 2016. Trata-se do novo Código de Processo Civil que introduziu importantes mudanças para a sociedade brasileira e, inclusive, mudanças relevantes para a atividade pericial exercida no âmbito forense.

Com esta 6ª edição, atualizada, revisada e enriquecida com mais exemplos, oferecemos aos professores, aos alunos e a todos os profissionais da perícia contábil, conhecimentos com o propósito de melhor capacitá-los ao desempenho de suas tarefas de ensinar, de apreender e de atuar profissionalmente.

Nesta oportunidade estamos transferindo aos usuários, de forma didática e sequencial, a nossa vivência e as nossas práticas bem sucedidas para o desempenho profícuo de suas atividades. Sempre nos parece adequado lembrar ao leitor que no meio forense os nomes “perito contábil” ou “perito contador” abrangem todo e qualquer trabalho técnico/científico destinado ao esclarecimento de controvérsias não apenas em matéria estritamente contábil, mas, inclusive, todas as questões ligadas às finanças e à economia empresarial e também à vida financeira e econômica das pessoas naturais. Ou seja, tudo que se relaciona com as mudanças patrimoniais ocorridas no patrimônio líquido das pessoas jurídicas e também das físicas.

Esta obra é dirigida, pois, aos professores de Perícia Contábil, aos que se graduarão como Contadores e também aos já graduados que buscam uma qualificação profissional especializada. Para os que já militam nesta horada atividade e estiverem atuando como peritos contadores judiciais e/ou como peritos contadores assistentes, encontrarão neste livro, informações, exemplos e ideias a partir das quais poderão repensar seus atuais procedimentos técnicos e, se for o caso, encetar um aprimoramento técnico. No final, em adquirindo novas competências e mais habilidades, poderão melhor servir os demais clientes e receber uma paga justa pelas suas contribuições na solução de controvérsias tanto no âmbito da Justiça Comum (pericia judicial), como no campo da Justiça Arbitral e, principalmente, quando atuarem como Assistentes Técnicos das Partes (pericia extrajudicial).

A leitura desta obra é útil também aos: advogados, economistas, administradores, gestores públicos, engenheiros e demais profissionais que requerem a obtenção de uma visão completa do trabalho pericial que se pratica no meio forense (perícia judicial) ou fora dele (perícia extrajudicial). O leitor terá contato com o trabalho pericial desde o momento em que se dá a contratação de seus serviços profissionais, até, inclusive, a fase em que ocorrem os esclarecimentos sobre o laudo apresentado e a remuneração de seus serviços.

Por outro lado este livro não se extingue com a sua leitura. Muito pelo contrário. É um livro para ficar permanentemente a disposição do profissional que dele necessitar para consultas sobre os vários passos do trabalho pericial contábil. Cada capítulo cuida de uma fase relevante do processo pericial de maneira que o hábito de consulta-lo, diante de um trabalho real, oferece ao leitor a segurança de saber como atuar na prática. Mediante orientações pontuais sobre como agir tanto na função de auxiliar da Justiça (perito judicial) como na de colaborador dos advogados (perito assistente – assistente técnico), esta obra capacitará o profissional a ingressar neste mercado de trabalho com a necessária segurança para interagir segundo as situações práticas que surgirem no curso de sua atuação. Por isso não se destina somente aos Contadores. Os leitores encontrarão neste livro todas as orientações necessárias para sua segurança profissional.

Os capítulos abordam, lato sensu os seguintes temas:

  1. A profissão de contador e a perícia contábil.
  2. O estudo da prova pericial contábil.
  3. O objeto e o objetivo da perícia contábil.

Estes três primeiros temas são o fundamento da prática pericial contábil. Servem como embasamento teórico para desenvolver os demais sete temas que abordam, na linguagem usada em nossa especialidade profissional, os assuntos práticos do nosso trabalho, como segue:

  1. Planejamento, organização dos trabalhos periciais e diligências, ou seja, procedimentos anteriores à elaboração do laudo;
  2. Papéis de trabalho e quesitos, isto é, procedimentos durante a elaboração do laudo.
  3. Laudo pericial contábil e parecer técnico.
  4. Esclarecimentos e nova perícia, isto é, ocorrências e procedimentos posteriores à juntada do Laudo.
  5. Honorários periciais.

Nesta 6ª edição foram suprimidos dois capítulos como segue: (i) Capítulo 9. Perícia contábil em matéria trabalhista e (ii) Capítulo 10. Perícia e Auditoria Contábeis – diferenças e semelhanças entre as atividades de auditor externo e de perito-contador. O Capitulo 9 foi suprimido porque o mercado editorial dispões de outras obras mais completas e atualizadas sobre cálculos em processos trabalhistas e, também, porquê esta não é a área de especialização do Professor REMO DALLA ZANNA. Já o Capítulo 10 foi suprimido porque o tema Diferenças e Semelhanças Entre as Atividades do Auditor Externo e do Perito Contador foi objeto de artigo técnico disponível no site www.rdzpericias.com.br e na página do Facebook da empresa RDZ – FORMAÇÃO DE PERITOS LTDA. A divisão da matéria em oito capítulos objetivou: a) tornar o processo de aprendizagem mais eficaz; e b) facilitar o trabalho do mestre, em sala de aula. BOA LEITURA e BOM PROVEITO.