Livro Contabilidade Instrumental para Peritos

Neste livro você saberá como avaliar empresas para fins judiciais, elaborar Balanço Especial e Balanço de Determinação. Encontrará informações sobre como avaliar aquestos e ativos intangíveis. Saberá apurar haveres, danos emergentes e lucros cessantes. Aborda também Recuperação Judicial e Falência. Por fim você verá um capítulo sobre Fraudes e a Contabilidade.

Para efetuar a compra do livro entre em contato pelo e-mail fontanea75@rdzpericias.com.br.

Apresentação do Livro

Este livro, o terceiro de autoria do professor Remo Dalla Zanna, se destina a vários usuários, com destaque para: (a) alunos e professores de pós-graduação; (b) estudiosos da perícia contábil aplicada à avaliação de empresas, à avaliação de Fundo de Comércio e/ou goodwill; (c) à elaboração de Balanços Especiais e de Balanços de Determinação; (d) à Apuração de Haveres; (e) à avaliação de Perdas, Danos Emergentes e Lucros Cessantes; (f) à Recuperação Judicial de Empresas; (g) à Apuração de Fraudes e demais temas relacionados com a dissolução parcial ou total de sociedade, afastamento de sócios e controvérsias sobre o valor das quotas de Capital de sociedades limitadas e de sociedades anônimas de capital acionário fechado, inclusive a investigação contábil e caixa dois.

Os leitores encontrarão, para cada tema e de maneira organizada, quase tudo de que necessitam para seu trabalho, seja o de cunho acadêmico como preparar aulas, seja o de confeccionar laudos em processos judiciais e extrajudiciais, montar monografias, teses e outros trabalhos acadêmicos.

Para atender às várias necessidades dos usuários, o autor organizou os capítulos, de forma didática e numa sequência de assuntos que permitem um conhecimento crescente e cumulativo. Porém, caso necessitem, encontrarão orientação pontual para cada um dos temas de forma que esta obra sirva como fonte privilegiada para consultas. O leitor encontrará, no decorrer dos dez capítulos, orientações para atuar como perito judicial, como assistente técnico, como consultor e como professor  nas áreas capituladas neste livro. Cada capítulo aborda um tema ou um conjunto de temas correlatos. Quando necessário apresenta, para cada capítulo, um ou mais exemplos de laudos relacionados com o tema e respectivas planilhas de cálculo.

Os capítulos abordam, lato sensu, os seguintes temas:

01 – VALOR CONTÁBIL DA EMPRESA: Conceito de Valor Contábil da Empresa, Conceitos de: (i) Patrimônio e (ii) Patrimônio Líquido, Contabilidade como única fonte legal e tecnicamente confiável para conhecer o Valor Contábil da Empresa,  Critérios Contábeis usados para avaliar direitos, bens e obrigações., Conceito e Exemplos de ajustes contábeis, Identificação e Fundamentação e Registro dos Ajustes.

02 – AVALIAÇÃO DE ATIVOS INTANGÍVEIS: Conceito de bens intangíveis, Bens Intangíveis normalmente contabilizados no grupo do Ativo Permanente. Bens Intangíveis e o Perito Judicial,  O valor de uma marca, Como avaliar o Ativo Intangível, Como avaliar “luvas” ou “ponto comercial”.

03 – COMO CALCULAR O FUNDO DE COMÉRCIO: Fundo de Comércio; Conceitos, Critérios e alguns Cálculos de Avaliação de Fundo de Comércio; O lucro como elemento determinante para avaliar o Fundo de Comércio da empresa.

04 – AVALIAÇÃO DE EMPRESAS PARA FINS JUDICIAIS: Introdução, A figura do Perito Contador avaliador, Conceito de Valor Monetário, Como conhecer o valor de mercado da empresa, Fontes de Informação para o trabalho pericial. Demonstrações Contábeis Especiais, A questão dos AJUSTES necessários para apurar o Balanço de Determinação, Os cuidados do Perito Judicial com as fraudes perpetradas na elaboração do Balancete de Verificação ou do Balanço Especial, Três formas usadas para avaliar uma empresa: (i) Sistema Americano EBIT = (Erning before interest and taxes) = Resultado (lucros) antes de juros e impostos; (ii) Sistema de capitalização de resultados (lucros) líquidos futuros; (iii) Sistema dos resultados (lucros) líquidos passados mais publicidade.

05 – AVALIAÇÃO DE EMPRESAS SEM CONTABILIDADE ou com CONTABILIDADE LACUNOSA: Ausência total de contabilidade societária, Uso da contabilidade fiscal, de informações trabalhistas e outras para avaliar a empresa, Balanço de Abertura aplicável à avaliação de empresas sem contabilidade, A escrituração contábil revela apenas parte das operações da empresa.

06 – APURAÇÃO DE HAVERES: Fundamentos Legais da Apuração de Haveres, Conceito de Apuração de Haveres, O Balanço de Determinação na Apuração de Haveres, Os Haveres dos sócios com base no Balanço Especial e no Balanço de Determinação, A Apuração de Haveres, Balanço de Determinação e o Caixa Dois, A Investigação Contábil e Caixa Dois.

07 – AVALIAÇÃO de PERDAS, DANOS EMERGENTES e LUCROS CESSANTES: Perdas e Danos Emergentes, Lucros Cessantes, Indenização de Lucros Cessantes pela Lei Ferrari, Indenização em casos de expropriação a bem do serviço público, Resumo.

08 – RECUPERAÇÃO de EMPRESAS e FALÊNCIA: Pontos de interesse pericial na Nova Lei de Falências ou Lei de Recuperação de Empresas, Livros e Documentos Contábeis e Econômicos, Atuação do Perito em casos de Recuperação Extrajudicial, Atuação do Perito em casos de Recuperação Judicial, Atuação do Perito em casos de Falência, Estrutura do Laudo Pericial Contábil em casos de Falência e Recuperação Extra ou Judicial, Simulação de Laudo em casos de Pedidos de Recuperação e de Falência de empresas. Recuperação Judicial convertida em Falência

09 – AS FRAUDES E A CONTABILIDADE: Fraudes e Erros, Incongruências contábeis, As fontes de prova em contabilidade, Indícios de fraudes cometidas pelos administradores e seus colaboradores, Fraudes com a ajuda da informática, Fraudes em documentos, A importância da perícia contábil na detecção de fraudes administrativas.

10 – INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE INVESTIMENTOS: Conceito de Valor Econômico de Empreendimentos, Orçamento de Capital, Importância das Decisões de Orçamento de Capital, Fases do Processo de Orçamento de Capital, Quando são usadas as técnicas de Orçamento de Capital ou Análise de Investimentos?  Classificação dos Investimentos ou Tipos de Projetos, O que se entende por Fluxo de Caixa? Métodos utilizados para avaliar investimentos de empresa usando o Fluxo de Caixa como parâmetro, Roteiro básico para examinar o Valor Atual ou a Taxa Interna de Retorno (TIR) de um projeto, Valor perpétuo de uma empresa.

A sequência dos assuntos propostos, num crescente de interesse técnico, visa mostrar a importância social do trabalho do Perito para a solução de controvérsias e facilitação de acordos e de decisões judiciais. O autor espera que a leitura seja fascinante. Ele está confiante de que esta obra dará mais segurança para o profissional.

Por outro lado, este livro não cuida de assunto novo; muito pelo contrário. Muitos autores e muitos profissionais já contribuíram com trabalhos de alto valor técnico e científico para esclarecer os temas nele abordados. A bibliografia é extensa e a que foi mencionada pelo autor é apenas uma parte dela. Logo, a vantagem deste compêndio está em resumir, atualizar e reunir, em um só volume, os conhecimentos esparsos, por ele encontrados, de forma que o autor não pretendeu esgotar este assunto e está aberto às críticas e complementações que possibilitem a ampliação e o enriquecimento deste livro de maneira a ser sempre útil e atual para o profissional que se dedica às atividades de investigação contábil.